segunda-feira, 22 de março de 2010

Hidratação em casa...




Se você não tem tempo, disposição ou o orçamento não permite; pode cuidar do cabelo EM CASA!
Afinal, cabelo saudável é sinônimo de cabelo bem hidratado.
A frequência de realização do processo depende do tipo de cabelo. Para os ressecados e coloridos, hidratações semanais. Os normais e oleosos podem passar pelo tratamento a cada 20 dias.

Dicas importantes para o procedimento:

1 - Antes de começar a hidratação, use sempre shampoo de limpeza profunda e, em seguida, um específico para o seu tipo de cabelo - seco, oleoso ou normal. A função do primeiro é limpar, e o segundo de equilibrar.

2 - Não use condicionador em nenhum momento durante o processo. A hidratação já dá o condicionamento ao cabelo, e o uso dos dois produtos torna-se excessivo, deixando o cabelo pesado.

3 - O cabelo não pode estar ensopado na hora de aplicar a máscara, senão o produto ficará muito diluído na água dos próprios fios. O melhor é sempre secar o excesso de umidade com uma toalha antes da hidratação.

4 - Antes de aplicar o creme, penteie o cabelo com um pente de dentes largos para desembaraçá-lo.

5 - Prenda todo o cabelo com uma presilha ou piranha, e vá soltando mecha por mecha para fazer a hidratação. Utilize um pincel de tintura para passar o produto, começando pela nuca até a parte frontal da cabeça, ou seja, de baixo para cima. Assim há mais chance de atingir todos os fios. Também vale massagear bastante o couro cabeludo para ajudar na penetração do produto.

6 - Algumas máscaras feitas em casa também conseguem um bom efeito. O cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi dá uma receita...
misture duas colheres de sopa de vodca, duas colheres de sopa de mel, meio abacate maduro; uma gema de ovo e uma cápsula de hidratante. Aplique ao longo de todo o cabelo, deixe por 30 minutos e depois enxágüe abundantemente. O que cada ingrediente faz para seu cabelo? A vodca remove a sujeira e a oleosidade desde a raiz, o mel e o abacate têm a função de hidratar e o ovo de condicionar, deixando o cabelo macio.

7 - Na hora de retirar a máscara hidratante, sempre utilize água na temperatura morna. O calor elimina qualquer resíduo do cabelo e isso garante mais brilho.

8 - O uso da touca térmica por 15 minutos garante um resultado mais poderoso à hidratação. O calor ajuda a abrir a escama dos fios, facilitando a penetração do produto.

9 -Caso queria só dar um brilho no cabelo, coloque uma toalha na água bem quente, torça para tirar o excesso e enrole-a no cabelo já com o creme. Vale usar papel alumínio também. O calor fará com que as cutículas dos fios se abram absorvendo melhor o produto. Estes dois procedimentos levam o mesmo tempo que a touca.

10 - Não há diferença em se usar secador ou não para finalizar o tratamento. O cabelo pode secar naturalmente porque o produto já realizou o efeito desejado.

As máscaras caseiras são uma alternativa barata e prática para manter a saúde dos fios.

Outra dica essencial: Aplicar a máscara tão logo esteja pronta. Muitos ingredientes perdem suas propriedades pelo contato com a luz e o ar. Portanto, não devem ser acondicionadas em geladeira ou freezer para utilização posterior.

Para tratar cabelos ressecados

Máscara de cenoura, abacate e vitamina E

Ingredientes: 1 cenoura, 1/2 abacate, 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas doces, 1 colher (sopa) de mel, 1 copo de iogurte natural, 1 cápsula de vitamina E (à venda em lojas de cosméticos).

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta consistente e homogênea. Lave os cabelos com shampoo antes de aplicar a mistura. Use um pincel de tintura para espalhar a máscara nos fios, mecha por mecha. Faça uma touca com papel-alumínio e deixe o produto agir por 40 minutos. Enxágue com água fria. Repita a cada 15 dias.

Para cabelos danificados por processos químicos

Máscara de tomate e cenoura

Ingredientes: 1 cenoura, 1 tomate, 2 ampolas de vitamina A (à venda em lojas de cosméticos), 2 colheres (sopa) de qualquer tipo condicionador ou creme hidratante capilar.

Preparo: Faça um suco com a cenoura e o tomate e coe. Junte a vitamina. Por fim, misture estes ingredientes ao creme. Aplique nos cabelos limpos e úmidos, mecha a mecha. Faça uma touca com o papel-alumínio e deixe por 30 minutos. Depois, lave com água morna e shampoo neutro. Repita a cada 15 dias.

Para dar brilho

Máscara de mamão e mel

Ingredientes: 1 copo de iogurte natural, 1 colher (sopa) de mel, 1/2 mamão, 1 ampola de Arovit (à venda em lojas de cosméticos), 1 colher (sopa) de qualquer condicionador ou creme para hidratação, 2 colheres (sopa) de leite.

Preparo: Misture bem todos os ingredientes, até chegar a uma mistura uniforme. Aplique nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue apenas com água morna. Repita sempre que os fios estiverem opacos e sem vida.

Para reduzir a oleosidade

Coquetel de frutas

Ingredientes: 1 maçã, 1/2 limão, 1/2 copo de água mineral.

Preparo: Bata tudo no liquidificador e aplique nos cabelos antes do banho. Deixe agir por 15 minutos e depois lave os fios normalmente. Tenha apenas o cuidado de retirar bem todo o resíduo do suco de limão da pele. Isso porque, em contato com o sol, a substância pode provocar queimaduras.



fonte: http://estilo.uol
Redação Terra.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário